5 curiosidades interessantes sobre Napoleão Bonaparte

Considerado por muitos como um dos maiores líderes militares que o mundo já viu, Napoleão Bonaparte (1769-1821) governou a França e grande parte da Europa de 1804 e 1815. Inúmeros livros foram escritos sobre o seu gênio militar, ascensão ao poder, reformas, campanhas militares e até mesmo sobre a sua vida amorosa. Apesar disso, alguns fatos fascinantes da vida deste homem são relativamente pouco conhecidos. Listados abaixo estão 5 curiosidades  que você talvez desconheça sobre Napoleão Bonaparte.

napoleão


1 – Napoleão proibiu que os porcos levassem seu nome

No primeiro ano do seu reinado, Napoleão introduziu o código civil francês ou o código de Napoleão, que foi  adotado por praticamente toda a Europa. Além de introduzir leis altamente progressivas, Napoleão também criou uma lei um tanto quanto estranha, segundo a qual, é ilegal “batizar” um porco com o nome dele. Curiosamente, a lei nunca foi abandonada e, portanto, os proprietários de suínos franceses ainda estão arriscados à sanções legais, caso coloquem o nome Napoleão em um de seus animais.

 

2 – Napoleão foi uma das primeiras vítimas dos tabloides ingleses

Enquanto na expedição militar no Egito em 1798, Napoleão foi informado sobre o caso de sua amada esposa Josefina com o tenente hussardo Hipólito Carlos. Não é preciso dizer que ele ficou furioso. Napoleão escreveu a seu irmão José, revelando como seus sentimentos por Josefina mudaram devido à infidelidade dela. A carta, de alguma forma foi parar nas mãos de alguns tabloides britânicos e logo, Napoleão teve sua vida amorosa revelada por toda a Europa.

1200px-Jean-Léon_Gérôme_003

Bonaparte diante da Esfinge, (ca. 1868) por Jean-Léon Gérôme


3 – A Napoleão é creditada a frase “ uma imagem vale mais do que mil palavras”

Uma das expressões mais populares do mundo “uma imagem vale mais do que mil palavras” é muitas vezes creditada a Napoleão. No entanto, é importante notar que essas não foram as palavras exatas do general francês. Em vez disso, ele disse: “Un bon croquis vaut mieux qu'un longas discours” que se traduz em “Um bom esboço é melhor do que um longo discurso”. O significado é praticamente o mesmo, mas diferente o suficiente para a suposta autoria de Napoleão da famosa frase ser contestada. De acordo com alguns, ela é um provérbio chinês, enquanto outros atribuem a autoria a Fred R. Barnard.

 

4 – Napoleão foi ridicularizado por seu sotaque corso

Esse fato aconteceu muito antes dele se tornar o homem mais poderoso da Europa; Napoleão foi provocado por seus colegas da Academia Militar Francesa, da qual ele participou de 1779 a 1784. Napoleão nasceu na ilha da Córsega, em uma família de ascendência italiana, portanto, ele tinha um sotaque distinto, diferente dos acentos dos seus colegas da academia. Ao longo dos anos, o sotaque de Napoleão tornou-se menos evidente, mas ele falou francês com um sotaque da Córsega por toda a sua vida.

 

5 – Napoleão escreveu um romance

Napoleão era um homem de muitos talentos. Além de ser um brilhante  líder militar, estadista, legislador e reformador, ele também era escritor - ele escreveu um romance intitulado Clisson et Eugenie. No entanto,  esse romance foi montado a partir de vários rascunhos e publicado apenas em 2008. Napoleão escreveu o romance, inspirado no seu relacionamento fracassado com a futura rainha da Suécia  Desidéria Clary, quando ele tinha apenas 26 anos de idade.

0 comments:

Post a Comment