As estranhas coincidências que envolvem Lincoln e Kennedy

Esta é uma lenda urbana que nunca deixa de causar espanto: as coincidências envolvendo Lincoln e Kennedy. É algo surpreendente, chegando às portas do sobrenatural, verificar o quanto existe de coincidência em números cruciais na vida de dois dos mais marcantes presidentes da história dos Estados Unidos -  Abraham Lincoln, o 16º e para muitos o maior entre os 44 presidentes americanos, e John F. Kennedy, o 35º e o primeiro presidente católico daquele país.

lincoln-kennedy_portrait_lg

A lista de coincidências é uma lenda urbana quase tão antiga quanto a morte de Kennedy, ocorrida em 1963. Pelo que se sabe, ela começou a circular no ano seguinte e, conforme a versão, é acrescida de um, dois ou até dez itens aos relacionados nesta postagem.


- Leia e veja se não é coisa de outro mundo!

- Abraham Lincoln foi eleito deputado à Câmara de Representantes em 1846 e John F. Kennedy foi eleito para o mesmo posto exatamente em 1946.

- Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos em 1860, e John F. Kennedy em 1960.

- Ambos se empenharam pelos direitos civis — Lincoln, pelo fim da escravidão, Kennedy, por igualdade plena de direitos aos afroamericanos.

- As mulheres de ambos - Mary Todd Lincoln e Jacqueline Bouvier Kennedy  -  perderam filhos quando residiam na Casa Branca.

- Abraham Lincoln foi assassinado numa sexta-feira. John Kennedy também.

- Lincoln foi assassinado com um tiro na cabeça. Pelo menos um dos tiros que mataram John Kennedy foi na cabeça.

ImageGen

Lincoln e Kennedy foram sucedidos por um vice com o mesmo sobrenome: Andrew Johnson substituiu Lincoln, Lyndon Johnson, a Kennedy.

- O mistério fica ainda mais intrigante:

- Andrew Johnson nasceu em 1808, e Lyndon Johnson, em 1908.

- A secretária de Abraham Lincoln tinha como sobrenome Kennedy, na noite do assassinato de Lincoln, ela o advertira para que ele não fosse ao Teatro Ford. A secretária de John F. Kennedy tinha como sobrenome Lincoln, e o advertiu para não ir a Dalas.

- Os dois presidentes foram assassinados por sulistas

- John Wilkes Booth, o assassino de Lincoln, nasceu em 1839, e Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1939. Ambos eram conhecidos por seus nomes por extenso, o que é incomum na cultura norte-americana, que privilegia a versão com o segundo nome ou o primeiro sobrenome grafado apenas com a inicial.

- Abraham Lincoln levou um tiro na cabeça dentro de um teatro, o Ford Theatre de Washington, e John F. Kennedy foi alvejado dentro de uma limusine Lincoln – produzido pela Ford.

- Os dois assassinos, Booth e Oswald, acabaram sendo assassinados antes de serem julgados por seus crimes.

PD*54634677

Nem a loira mais desejada da história conseguiu escapar dessa trama sobrenatural: uma semana antes de ser morto, Lincoln esteve em Monroe, no Estado de Maryland. Uma semana antes de morrer, Kennedy esteve com Marilyn Monroe.

- Agora uma coincidência envolvendo os filhos dos dois presidentes:

- O filho caçula de Lincoln, Tad, foi sepultado no dia 16 de julho de 1871. Mais tarde, seu corpo foi exumado e transferido para outro túmulo.

- O filho caçula de Kennedy, John Jr., o John-John, que sobreviveu ao pai por mais de três décadas, morreu no mar num acidente com o avião que ele pilotava num mesmo 16 de julho de 1999. Mais tarde, bombeiros encontraram seu corpo, que foi retirado do mar próximo à ilha de Martha’s Vineyard, em Massachusetts, para autópsia e, posteriormente, conforme seu desejo, suas cinzas lançadas ao mar em outro ponto da costa do mesmo Estado.

- Verdades, mentiras e piadas

Na Wikipédia você poderá ler a versão original da lista. Muitas das alegações dela já foram desmascaradas e outras coincidências são consideradas apenas "meias verdades". Estudiosos americanos argumentam que a lista foi uma maneira das pessoas encontrarem algum sentido nos dois eventos trágicos na história dos Estados Unidos, segundo eles, é relativamente fácil encontrar padrões de semelhança entre duas pessoas ou acontecimentos similares, mas quase sempre, esses padrões não resistem a um exame rigoroso.

A lista também tem inspirado paródias bem-humoradas, como esta que diz: "Antes de ser morto, Lincoln esteve em Monroe, Maryland. Kennedy, antes de morrer, esteve em Marilyn, Monroe!"

Fontes: WikipédiaRicardo Setti

0 comments:

Post a Comment